fbpx

Seu e-Commerce precisa se atentar a isso

23/07 | Empreendedorismo

Tempo de Leitura: 4 min

crescer-ecommerce-vendas

Tenho certeza que você, em algum momento, já foi impactado pelos milagreiros de plantão que prometem transformar o seu negócio, do dia para a noite e com uma fórmula mágica, em um negócio multimilionário. Essa é a grande promessa!

Quero deixar claro para você: não é o meu caso!

O que você verá neste artigo:

  1. Não caia na mão dos milagreiros
  2. Seu negócio deve ser de longo prazo
  3. Coloque sua mente voltada para o negócio de jogo longo
  4. Investir em tudo desde o início vale a pena?
  5. Colha os frutos de um trabalho sério

Minha palavra para você, que está buscando uma solução mágica, é que ela não existe. Há  dois caminhos possíveis de se seguir, os quais eu vou te mostrar aqui neste artigo.

O primeiro caminho a se seguir

Caso você seja o “mão na massa” do projeto, algumas coisas estruturais são muito importantes para que você tenha um e-commerce de sucesso. Esses detalhes, que vou listar abaixo, são base para que você cresça seu negócio digital de forma sólida e duradoura. Apesar de básicos, não são seguidos por muitos donos de e-commerce.

 

1 – A escolha da plataforma

Depois da chegada da pandemia do covid-19, o número de plataformas de e-commerce aumentou muito e isso também trouxe um risco muito grande de se cair em uma furada e investir tempo e dinheiro em uma plataforma que não vai te trazer resultados.

Minha sugestão é que você utilize alguma plataforma pronta de mercado, como Loja Integrada, VTex ou Nuvemshop. Todas essas plataformas eu já tive oportunidade de trabalhar em algum projeto, porém vale deixar claro que cada uma tem os seus pontos fortes e fracos. Mas para quem está começando, já vai resolver problemas como: segurança, formação de URL, imagem, sistema de pagamento, gerenciamento de estoque etc.

2 – Cadastre seus produtos com vontade

É, esse item é chato demais, toma tempo e parece que nunca vai acabar. Concordo com você, mas não pise na bola nesse ponto! Um produto bem cadastrado vai te trazer benefícios no curto, médio e longo prazos.

O maior deles é um cliente muito bem informado sobre o que é o produto, em que ele se aplica, composição, tamanho, peso, entre outras características pertinentes ao que você vende online.

Logo de cara, esse cuidado com o cadastro de produtos vai te ajudar a reduzir o pós-vendas, devoluções, reclamações e outras chateações do dia a dia de quem comercializa alguma coisa, pois um cliente bem informado é um cliente satisfeito.

3 – Imagens que vendem muito

“Imagem meramente ilustrativa”. Quantas vezes você já viu esse textinho escrito na lateral ou rodapé de uma imagem? Muitas né! Agora, se coloque no lugar de alguém que comprou um produto e, ao recebê-lo, não era bem aquilo que ele viu na internet… no mínimo chato, se não valer até uma devolução.

Então, pouco importa o produto que você vende, faça com que o cliente tome a decisão baseada inteiramente no que será entregue a ele. Se você trabalhar com alimentos, então, faça algo muito profissional, pois nós “comemos” com os olhos primeiro. Boas fotos e imagens criativas fazem toda a diferença.

4 – Logística ou a entrega de um desejo?

Pesquisar na internet, encontrar várias opções, colher opiniões, decidir comprar, ter coragem de colocar os dados do cartão de crédito, comprar… uma longa caminhada não é mesmo?

Ótimo. E se depois de toda essa jornada, seu cliente ainda demora muito mais para receber a compra do que foi anunciado! Você já passou por isso que eu sei. É muito chato.

Então, cuide do seu processo de entregas. Aqui não vale apenas para e-commerce, vale para qualquer tipo de delivery também. Gosto sempre de usar o exemplo da Amazon.com, pois não lembro da vez em que a minha compra não chegou no prazo, ou melhor, chegou antes do prazo. Eles são ótimos, pois colocam a entrega com uns 30-40% de margem de atraso e sempre entregam antes. Fantástico!

5 – Cuide do seu pós-vendas como a área mais importante

Muitos empresários e empreendedores têm usado o termo “customer success” para falar de pós-vendas e experiência do cliente. Na boa, cliente quer mesmo é, na eventualidade de um problema, ser atendido rápido e, o mais importante, com respeito.

Reclamações não são sempre “chatices”. Está certo que tem cliente chato, sim! Mas saber dividir chatice de aprendizado para melhorar processos é uma grande virtude, e você deve investir tempo nisso, já que essa habilidade não acontece do dia para a noite. Porém, vale muito a pena desenvolver em você e no seu time, se for o caso.

 

E o segundo caminho a seguir?

Você pode deixar todos os itens que eu listei de lado e partir para um modelo onde você não constrói algo de longo prazo, esquecendo de transformar compradores em clientes.

Esse modelo é através da compra de acessos, ou de tráfego, como louco(a), investindo caminhões de dinheiro todos os dias em anúncios. Vai funcionar? Sim, vai! Mas não posso garantir por quanto tempo.

Obrigado por ler até aqui e, caso tenha feito sentido para você, compartilhe esse artigo com os donos de e-commerce que você conhece e deixe um comentário logo abaixo. Sua opinião é o que me faz seguir firme no propósito de fazer empresas como a sua ainda mais fortes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *