Tem sempre aquela pessoa que diz: você precisa ter um propósito na vida! Mas você sabe o que significa propósito?
De acordo com o dicionário, propósito é algo que se deseja alcançar.
Não entendeu ainda? Então calma que eu vou explicar de outro jeito.
Você alguma vez assistiu ao clássico desenho Alice no País das Maravilhas? Lembra que em um determinado momento ela encontra um gato listrado que aparece e desaparece? Você se lembra também do diálogo entre a garota e o gato? Não tem problema, vou reproduzi-lo abaixo:
Alice: Eu só queria saber que caminho tomar…
Gato: Isso depende do lugar aonde quer ir.
Alice: Realmente não importa.
Gato: Então não importa que caminho tomar!
Em resumo: se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. A menos que você saiba o que significa propósito e, outro ponto importante: que tenha um.
Olha só: tudo o que nós fazemos a todo o momento tem um propósito. Acordamos e saímos de casa para trabalhar, porque temos o propósito de sermos produtivos e de juntar dinheiro para comprar aquilo que queremos e precisamos. Vamos à academia porque temos o propósito de evitar o sedentarismo, melhorar nossa saúde e perder uns quilinhos. Enfrentamos um congestionamento até a praia, porque temos o propósito de descansar, de colocar o pé na areia e dar um mergulho.
E assim por diante.
O seu propósito pode ter curto, médio ou longo prazo. Tudo depende do que você deseja e o que precisa fazer para vivenciá-lo.
Como identificar um propósito
Ah, meu amigo, isso é fácil. Propósito é aquilo que faz você acordar todos os dias bem disposto, apesar de todas as adversidades que o mundo possa oferecer. É fazer algo que transborda sua alma, que faz seus olhos brilharem quando alguém pergunta o que você faz. Faz sentido para você?
Identificar um propósito pode tirar o sono de muita gente, porque somos cobrados o tempo todo a “dar um rumo na vida”. Entretanto, é preciso ter calma: um propósito não é identificado na pressão ou com altas doses de ansiedade. Propósito não é algo que preenche a gente de fora para dentro, mas que nasce ou é alimentado dentro de nós, algo que é bom a ponto de nos motivar a usar isso em prol do outro e de nós mesmos. Entende?
Bom, a primeira maneira de identificar um propósito eu já expliquei. A outra é identificar o que você gosta de fazer. E leve o tempo que for preciso para encontrar esta resposta. Escreva em um caderno, medite, pergunte aos seus amigos em quais momentos eles percebem que você realiza algo com amor, viaje, enfim, busque a resposta da maneira que você achar melhor. Se for mais de uma coisa, faça uma lista.
Ah, um ponto importante: se você não sabe o que gosta de saber, certamente sabe o que não gosta. E isso já é um bom caminho. Faça também uma lista das coisas que tiram o seu entusiasmo.
Quer exemplos de propósito? Os profissionais que trabalham no programa Médicos sem Fronteiras; as pessoas que se vestem de palhaço para levar alegria para crianças e idosos nos hospitais; o professor que leciona com tanto amor a ponto que motivar seus alunos a alimentarem o amor pelos estudos; o vizinho que resgata animais abandonados pela cidade; o economista que ganha a vida ensinando de maneira didática qualquer pessoa a ter uma vida financeira melhor. E por aí vai…
A importância de ter um propósito
Você certamente já se deparou com alguém dizendo que está passando por uma crise existencial, não é? Então, ter um propósito é responder à pergunta: por que eu existo?
É importante lembrar você de que o propósito nem sempre tem remuneração. Há quem consiga se tornar economicamente ativo exercendo o seu propósito de vida. Há quem pratique seu propósito nas horas vagas, como forma de renda extra ou trabalho voluntário.
Com retorno financeiro ou não, nunca se esqueça de que ter um propósito é inerente à existência humana. E se você ainda não sabe qual o seu propósito, calma. Uma hora ele vai se revelar na sua frente. Quando você fizer algo que deixa seu coração aquecido, eis aí o seu propósito.
Consegui ajudar você? Espero que sim!
Conte sua história aqui nos comentários e sinta-se à vontade para compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Até breve!
0 comentários